Participei esta semana durante dois dias do Salão + B, um evento organizado pela ABEST - Associação Brasileira de Estilistas, para debater diversas questões sobre moda e economia criativa.
Vou dar uma resumida no que ví e ouví por lá.
Na palestra de abertura, SÓ FERAS (Valdemar Iódice, Paulo Borges, Glória Kalil e Roberto Davidowicz, da UMA) discutiram a importância da mudança do calendário de moda brasileiro. Mas isso foi só uma das questões. Outras entraram na pauta como apoio governamental, como as marcas vão brigar e/ou se render ao fast fashion, o valor das roupas das marcas nacionais e seu real posicionamento no mercado e o fato do Brasil não ser um país TÃO completo como pensamos e por isso a necessidade de importação de alguns produtos que compõem a roupa - nessa questão todos foram unânimes.
Saiba mais AQUI.
Na sequência, uma das melhores palestras do Salão, com o Professor Pedro Calabrez, sobre NEUROMARKETING. O que exatamente determina nossas escolhas??? As emoções estão muito mais explicadas às decisões de compras do que eu jamais poderia imaginar! Sencional.
Saiba mais AQUI.
Depois foi a vez de dois gringos que montaram negócios inspirados no lifestyle brasileiro contarem suas experiências. Hatty Brandly, da FB Collection e Marc Capra da Sol de Janeiro nos mostraram que estamos PERDENDO TEMPO negando nosso jeito de ser, que é JUSTAMENTE o que encanta os estrangeiros. Enquanto fazemos uma moda blasé, quem pega esta idéia de BRASILIDADE (e não estou falando de estampas tropicais) estoura por aí de vender. Pô, gente... estamos precisando de GRINGOS para nos mostrar uma coisa tão ÓBVIA???
O segundo dia do evento começou com uma palestra de Luís Rasquilha, da AYR Consulting. A palestra foi divertidíssima e ele falou sobre 6 macro tendências que são oportunidades para quem quer criar ou inovar.
Luciano Deos, da GAD falou sobre a importância da marca e a ligação com o design.
Agora quem ARRASOU mesmo foi o Rony Meisler, da RESERVA. O cara criou a marca em função do ATENDIMENTO que gostaria de ter. Uma coisa que eu nunca ví, mas que vem funcionando muitíssimo bem. Ele é super jovem (30 anos), inovador e corre riscos, mas com planejamento e responsabilidade. Destaca-se de todo o resto justamente por ter uma ATITUDE IRREVERENTE expressa também pela marca - desde as roupas até o que serve para os clientes nas lojas (cerveja, cachaça...).
É só dar uma olhada no último desfile da marca no Fashion Rio para entender o que estou falando...
Em seguida, o tema foi BRANDING DA MODA, com os palestrantes David Gonçalves, da The Craft Shoes Factory e Ellen Kiss, da ESPM. Logo depois, Fábio Justos, da Twins for Peace que tem um trabalho MUITO LEGAL com crianças carentes (cada tênis da marca que é vendido é doado outro par para uma criança) e Luc Zeltner, da rede francesa Merci abordaram o tema Sustentabilidade e Responsabilidade Social no Negócio da Moda.
Saiba mais sobre o segundo dia do evento AQUI.
Paralelo ao evento, também rolou o showroom com os associados da ABEST para lojistas. Dei uma volta por lá e pirei com muita coisa, mas principalmente as clutchs com fecho de caveiras da Serpui Marie e a coleção da Alessa - colorida, fluída e diferente.
Circulando no evento, muita gente bonita, elegante e fashion. Mas isso é assunto para outro post...
Parabéns para a ABEST pelo excelente evento e pela escolha de temas tão relevantes!
Paralelo ao evento, também rolou o showroom com os associados da ABEST para lojistas. Dei uma volta por lá e pirei com muita coisa, mas principalmente as clutchs com fecho de caveiras da Serpui Marie e a coleção da Alessa - colorida, fluída e diferente.
Circulando no evento, muita gente bonita, elegante e fashion. Mas isso é assunto para outro post...
Parabéns para a ABEST pelo excelente evento e pela escolha de temas tão relevantes!
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